quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

ui uíxu a mérri crishmas!


Olá, o meu nome é Parménides Juvenal e moro aqui no bairro.
Bem sei que não devia andar na rua a esta hora, mas vim aqui à tasca num instante comprar aguardente para a minha mãe, que está a fazer uns sonhos de Natal, por isso não posso demorar porque senão ela fica preocupada.
Parecendo que não, se eu demorar muito, a massa leveda sem aguardente e depois os sonhos já não sabem ao mesmo.

Só tenho boas recordações do Natal. Aliás, um dos momentos altos da minha vida foi quando fui escolhido para a peça de Natal da escola, e calhou-me logo o importante papel duma pedra, na qual se sentava o pai do menino Jesus. Por acaso tive sorte, porque esse papel estava destinado a um banco de madeira, mas que à última hora não pôde participar por ter partido uma das pernas.

Noutro Natal, recebi uns dos melhores elogios que ouvi até hoje. Chamava-se Susana, tinha sardas e eu estava completamente apaixonado pela forma carinhosa como ela gritava "Sai da frente, inútil", enquanto subíamos as escadas para a sala de aulas. Recordo-me como se fosse há 20 anos, quando ela olhou para mim, eu na aula de ginástica, com colants verdes (eram mais quentinhos e o pavilhão era um bocado frio) e diz-me “Para pinheiro de Natal só te faltam as bolas”...
Senti-me levitar de paixão como uma bola de sabão!
Isto pode parecer um pensamento muito erudito mas reconheço que tenho sido influenciado pelos livros do Lobo Antunes que leio (mas escondidos entre as páginas da Playboy, não vá o meu pai apanhar-me a ler coisas que fazem mal aos olhos).

Bom, mas fico por aqui, espero não ter incomodado, vou andando, desejo um feliz Natal a todos os senhores e senhoras e também àqueles que, segundo o meu pai diz, pegam de empurrão.

2 Comments:

EB said...

Caro Parménides, obrigado por partilhar connosco estas suas recordações tão comoventes, ou não estivessem elas imbuídas até ao tutano do verdadeiro espírito natalício, hoje em dia muito eclipsado pelos deslumbramentos do comercial-consumismo.

Permita-me uma modesta sugestão. Diga à sua querida mãe que, em vez de usar aguardente para os sonhos de Natal, use vinho tinto para Natais de sonho. Comigo tem resultado muito melhor e fica relativamente económico.

Um abraço e votos de um 2010 com 365 dias.

Xi said...

Bem..já nao venho aqui à eternidades!!!!
Parménides..já alguma vez te disse que és o maior?....então volto a REPETI-LO;)...ESSE HUMOR NG O TEM.
Permita-me beijá-lo;)...e desejar lhe um excelente 2010.