sábado, 11 de outubro de 2008

Ainda se fazem clássicos?

Em termos estritamente musicais, ainda se fazem clássicos na música pop? Ainda se fazem hoje daquelas músicas que têm o tal click que as transformam em coisas eternas?

A resposta é, obviamente, sim. O problema, contudo, é o mesmo de sempre. Como reconhecer um clássico antes que ele se torne clássico? É um bom exercício tentar antever esse futuro distante, imaginando o efeito que o tempo, o acaso e as boas influências das editoras farão a certas músicas de hoje.

O que proponho hoje é uma dessas músicas que têm tudo para serem clássicos. Esta tem tudo no sítio certo. Apenas lhe falta o tempo. No último álbum dos Metallica, publicado há um mês, parece que o que está a dar em termos de popularidade é o The Day That Never Comes. Nada mau! Mas eu aposto noutro cavalo.



Metallica
The Unforgiven III
Death Magnetic, 2008
Warner Bros. Records

4 Comments:

XN said...

Clássico é sempre aquele que nós realmente mais gostamos de ouvir ... o resto obedece a critérios que já têm por base outras apostas, a começar pelas editoras. Repare que, se perguntarmos a um determinado autor, qual a musica que mais gozo lhe deu a compor e que mais gosta de ouvir, raramente ele responde que é aquela que foi um "hit" de vendas.

PJ said...

Assim é, assim é, por isso, para mim, um clássico resulta sempre de uma extraordinária e cósmica conjugação de factores, alguns que se podem medir (como a força da promoção, a junção a um filme/anúncio de grande impacto)e outros que pura e simplesmente não se explicam (um momento na história ou na vida de cada um multiplicado por n).
Um exemplo parvo, como é meu apanágio: quem no seu bom uso da razão poderia considerar um clássico dos anos 80 o inenarrável "99 luft balons", mais tarde "99 red ballons" da Nena?
E é verdade que todos nós, nalgum momento dançámos/cantámos esta coisa, e ainda hoje se tivermos o azar de a ouvir, consideramos um clássico dos anos 80...

JC said...

A mim, quem me tira os clássicos tira-me tudo.

Anônimo said...

Dessa história da falta do tempo, ou se será clássico ou não, não sei. Agora que o som é bom e cai bem, disso não tenho a menor dúvida...