quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As novas facturas da EDP

À
EDP Serviço Universal, SA

Exmos. Senhores

Em resposta à vossa carta de 23 do corrente, junto envio um cheque no valor de 78,19 € para pagamento da factura n.º 20376306103.

Aproveito para pedir desculpa pela falta de pagamento dentro do prazo, mas não tinha percebido que aquilo que eu julgava ser uma folha publicitária e informativa da EDP era uma factura para eu pagar. De facto, na referida folha podem ler-se informações como:

a) "Poupe a 100%! Os equipamentos em stand-by continuam a consumir energia. Desligue sempre (...)"

b) "Seja mais eficiente! Antes de comprar um novo equipamento verifique a etiqueta energética e opte pelo (...)"

c) "Poupe energia! Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Iluminam o mesmo mas poupam 80% da energia eléctrica consumida e duram até 10 vezes mais."

d) "Informamos, nos termos do Aviso do Banco de Portugal, n.º 10/2005, publicado no DR I Série B N.º 120, de 24 de Junho de 2005, relativo ao (...)"

e) "Comunique a sua leitura através de www.edpsu.pt (...)"

f) "Emissão de CO2 associado ao consumo (...)"

g) "O valor indicado inclui os custos relativos ao uso das redes e os custos de interesse económico geral que decorrem de medidas de política energética (...)"

h) "Compensamos o impacte ambiental produzido (...)"

i) "Use a máquina de lavar com a carga máxima (...)"

j) "Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e tente fechá-la (...)"

k) "No Inverno, aproveite a radiação solar para (...)"

l) "A electricidade facturada foi produzida a partir das seguintes fontes de energia - Hídrica:15,4%; Nuclear: 5,9% (...)"

m) "Saiba mais sobre a produção da sua electricidade, designadamente sobre as fontes de energia utilizadas, as emissões atmosféricas (...)"

n) Etc., etc., incluindo um gráfico circular e um código de barras. Na primeira página, em tipo de letra muito destacado vê-se também a frase "Nova factura - muito mais simples", junto ao desenho de um labirinto.

Vendo melhor, no verso da folha e no meio desta confusão toda de informação, consegui depois encontrar os dados do consumo facturado e o preço que devia ser pago.

E aí fez-se luz sobre o porquê da tal imagem do labirinto. Compreendo agora a intenção lúdica deste novo aspecto das vossas facturas - o cidadão cliente pode agora divertir-se a tentar encontrar o valor da factura, atenuando assim o impacto que sofre quando vê o exagerado preço de energia que tem de pagar. Acho uma excelente ideia.

Com os meus cumprimentos

3 Comments:

PJ said...

É ou não verdade que o design de comunicação está cada vez mais presente, na construção de mensagens que procuram transmitir algo de importante, de forma facilmente apreensível e agradável à vista?

É ou não verdade que o design, em si mesmo, se pode constituir como uma arte dos tempos que correm?
Por tautologia, não será o design de comunicação uma arte contemporânea? Claro que sim.

Então pergunta-se: o que raio andam a fazer os directores dos museus de arte contemporânea como Serralves, Berardo, Chiado, Elvas, Sintra para não adquirirem as novas facturas EDP para os seus espólios artísticos?

VO said...

"(...) Blogger PJ disse...

É ou não verdade que o design de comunicação está cada vez mais presente, na construção de mensagens que procuram transmitir algo de importante, de forma facilmente apreensível e agradável à vista?

É ou não verdade que o design, em si mesmo, se pode constituir como uma arte dos tempos que correm? (...)"

........ e vai daí, dei comigo a reflectir sobre a evolução que está a acontecer dos resultados das eleições na OTOC ! E apeteceu-me dar umas ... "murraças" ... só não sei é em quem ! Acho que vou é virar-me para as ... "pingas perfeitas" !!

Anônimo said...

Estranho... Não consigo perceber o ponto g) "O valor indicado inclui os custos relativos ao uso das redes e os custos de interesse económico geral que decorrem de medidas de política energética (...)".

Atenção, são 33,30 Euros!!

Este valor é uma taxa? Será mensal? É que aparece completamente à parte na NOVA factura. Por causa deste valor acontece o que refere a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE):

"A ERSE explica que uma parte considerável dos custos a recuperar pelas tarifas são custos fixos, que não variam com o consumo de energia eléctrica. Estes custos correspondem, essencialmente ao investimento em infra-estruturas de redes, aos custos de interesse económico geral e de política energética e aos ajustamentos tarifários referentes a anos anteriores."

Assim sendo, eu fico um pouco desincentivado a seguir os concelhos para poupar energia, já que me soam a bastante hipócritas. De qualquer forma tenho um contador bi-horário, mas com os custos fixos existentes, a electricidade é mais uma renda que um serviço quantificável...

!!SIMPLESMENTE VERGONHOSO!!