quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As novas facturas da EDP

À
EDP Serviço Universal, SA

Exmos. Senhores

Em resposta à vossa carta de 23 do corrente, junto envio um cheque no valor de 78,19 € para pagamento da factura n.º 20376306103.

Aproveito para pedir desculpa pela falta de pagamento dentro do prazo, mas não tinha percebido que aquilo que eu julgava ser uma folha publicitária e informativa da EDP era uma factura para eu pagar. De facto, na referida folha podem ler-se informações como:

a) "Poupe a 100%! Os equipamentos em stand-by continuam a consumir energia. Desligue sempre (...)"

b) "Seja mais eficiente! Antes de comprar um novo equipamento verifique a etiqueta energética e opte pelo (...)"

c) "Poupe energia! Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Iluminam o mesmo mas poupam 80% da energia eléctrica consumida e duram até 10 vezes mais."

d) "Informamos, nos termos do Aviso do Banco de Portugal, n.º 10/2005, publicado no DR I Série B N.º 120, de 24 de Junho de 2005, relativo ao (...)"

e) "Comunique a sua leitura através de www.edpsu.pt (...)"

f) "Emissão de CO2 associado ao consumo (...)"

g) "O valor indicado inclui os custos relativos ao uso das redes e os custos de interesse económico geral que decorrem de medidas de política energética (...)"

h) "Compensamos o impacte ambiental produzido (...)"

i) "Use a máquina de lavar com a carga máxima (...)"

j) "Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e tente fechá-la (...)"

k) "No Inverno, aproveite a radiação solar para (...)"

l) "A electricidade facturada foi produzida a partir das seguintes fontes de energia - Hídrica:15,4%; Nuclear: 5,9% (...)"

m) "Saiba mais sobre a produção da sua electricidade, designadamente sobre as fontes de energia utilizadas, as emissões atmosféricas (...)"

n) Etc., etc., incluindo um gráfico circular e um código de barras. Na primeira página, em tipo de letra muito destacado vê-se também a frase "Nova factura - muito mais simples", junto ao desenho de um labirinto.

Vendo melhor, no verso da folha e no meio desta confusão toda de informação, consegui depois encontrar os dados do consumo facturado e o preço que devia ser pago.

E aí fez-se luz sobre o porquê da tal imagem do labirinto. Compreendo agora a intenção lúdica deste novo aspecto das vossas facturas - o cidadão cliente pode agora divertir-se a tentar encontrar o valor da factura, atenuando assim o impacto que sofre quando vê o exagerado preço de energia que tem de pagar. Acho uma excelente ideia.

Com os meus cumprimentos

Se a minha mãe fosse lésbica...

Os publicitários são uns exagerados, já se sabe. Mas esse exagero não desculpa certos disparates que, por uma questão de mera lógica e de bom-senso, provocam no público a reacção exactamente oposta à que se pretende obter. Os exemplos abundam.

Por outro lado, se a homofobia é uma coisa insuportável, começam a ser irritantes algumas manifestações que pretendem promover a homossexualidade, deixando esta de ser uma mera e neutra orientação sexual. Depois de se decretar o mês de Junho como o mês do gay pride, não estará na altura de estender o ridículo e o absurdo oficializando Agosto como o mês do marialva heterossexual macho latino?

Juntos, publicitários exagerados e homossexuais ansiosos, deu asneira. Uma campanha de propaganda homossexual vem perguntar, com o maior despudor, se mudava alguma coisa se a minha mãe fosse lésbica. Como a imagem junta uma criança e uma mulher, imagino que a questão é colocada à malta mais nova. E eu julgo que a esta pergunta qualquer criança da escola primária sabe responder. Apesar de já não ser criança, eu respondo também. Se a minha mãe fosse lésbica, eu não existia. Para mim, pessoalmente, fazia uma diferença do caraças!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Frango com café, coco, curgetes e caju

E agora, algo verdadeiramente diferente do vulgar bitoque com ovo a cavalo. Este prato, além de ter um aspecto muito sugestivo, apresenta vários sabores que combinam na perfeição, não perdendo a sua individualidade - café, gengibre, coco, curgetes e frutos secos.

Frango

Refogar em azeite uma cebola e gengibre cortado finamente.
Juntar peitos de frango cortados em pequenos cubos e fritar em lume forte durante 10 minutos.
Temperar com sumo de limão, sal e pimenta de Caiena.
Adicionar café (para 3 ou 4 pessoas, dois cafés expresso ou equivalente) e leite de coco.
Estufar mais 15 minutos ou até que o frango fique cozido.

Curgetes fritas

Cortar curgetes em pedaços (por exemplo, como descrito aqui ou em tiras um pouco maiores) e fritar num pouco de azeite durante 10 minutos, mexendo regularmente.
Retirar do lume e temperar com sal e pimenta.
Polvilhar com salsa e com cajus picados grosseiramente.