terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Coxas de frango assadas e arroz de ervas

Primeiro de Janeiro, dia de Ano Novo, a Tasca deslumbra com um dos vinte e quatro caprichos gastronómicos que granjearam ao Silva toda a sua merecida fama. Trata-se de um conjunto de receitas simples e práticas, mas com suficiente impacto na apresentação e sabor verdadeiramente divinal. São pratos que surpreendem positivamente qualquer pessoa e deixam amigos, convidados e clientes com inveja e pena de não terem aquele "dedo" para a cozinha.

Ciente do autêntico serviço público que é este blog, o Silva acedeu a desvendar a receita do capricho servido hoje - coxas de frango assadas e arroz de ervas aromáticas.

Coxas de frango assadas

Aquecer o forno a 180 graus centígrados. Num tabuleiro dispor coxas de frango umas ao lado das outras, mantendo a pele. Barrar as coxas de forma generosa com pesto verde (à venda nos supermercados em frasco). Adicionar alguns dentes de alho descascados mas inteiros. Temperar com malagueta cortada ou outro picante. Dispor por cima alguns tomates pelados enlatados e cobrir com o respectivo molho, de forma que toda a superfície das coxas fique coberta. Salpicar com um pouco de sal (não na quantidade que seria normal, pois o pesto funciona como tempero). Regar com um fio de azeite.

Levar ao forno durante 1 hora e 30 minutos. É fundamental respeitar a temperatura e o tempo. A ideia é que a carne asse lentamente no meio do molho que se forma. Ao fim de meia hora, virar as coxas, fazendo com que fiquem expostas e todo o molho fique por baixo. Vigiar nos últimos minutos para que as coxas não fiquem demasiado queimadas, podendo virar-se de novo se isso tender a acontecer.

A carne assada combina muito bem com os sabores do manjericão (do pesto), do alho e do tomate. Acompanhar com arroz de ervas.

Arroz de ervas aromáticas

Lavar bem em duas ou três águas arroz basmati. Deixar depois o arroz em água fria com sal durante pelo menos uma hora. Entretanto, lavar e secar bem com papel absorvente uns raminhos de salsa e de coentros frescos. Cortar finamente estas ervas aromáticas.

Aquecer num tacho água abundante e sal. Assim que a água ferva, introduzir o arroz e deixar cozer durante 5 minutos em lume forte mexendo sempre. Escoar a água e passar o arroz por um pouco de água morna.

Num tacho, deitar 3 colheres de sopa de água e 3 de óleo. Dispor em seguida camadas alternadas de arroz e da mistura de ervas, mas de forma que as camadas superiores fiquem cada vez mais estreitas, formando um cone. Furar este cone com o cabo de uma colher de pau para que fique um buraco desde o topo do cone até ao fundo do tacho. Regar com mais 3 colheres de óleo.

Colocar um pano de cozinha dobrado sobre o tacho e por cima do pano o testo. Amarrar o pano por cima do testo para que não arda em contacto com o fogão. Aquecer em lume máximo durante 3 ou 4 minutos e depois reduzir para a temperatura mínima. Deixar cozer durante 20 minutos sem levantar o testo.

É normal que se forme uma crosta estaladiça de arroz no fundo do tacho, a qual dá ao prato um sabor e uma textura adicionais. Esta crosta necessita de ser arrancada raspando com uma espátula ou uma colher.

Bom proveito!
E um bom ano de 2008!

0 Comments: