segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Na Cozinha da Tasca (2)

Mafaldinha ainda não deu notícias... parece que foi curar as frieiras lá para terras de Santa Cruz http://farm1.static.flickr.com/96/247833507_e56ef0eba6_o.jpg

(Frieiras são uma doença provocada pela exposição ao frio que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade: mãos, pés, nariz e orelhas, sic),
http://farm1.static.flickr.com/190/470527116_7d7efe3e7b.jpg

uma vez que as mezinhas e receitas que por cá lhe recomendavam não surtiam efeito,

e que raio de comichões...

Pesquisando,
"Manifesta-se por uma inflamação dolorosa da pele que fica branca, fria, insensível, com comichão, inchada e vermelha. Em casos mais graves, podem levar à formação de bolhas e dar origem a feridas. Não sendo uma doença grave, é, no entanto, bastante incomodativa provocando algum sofrimento.

As pessoas que sofrem de frieiras têm reacção anormal ao frio. Têm dificuldade em manter a temperatura corporal das zonas expostas, por alterações verificadas a nível dos pequenos vasos sanguíneos superficiais que se contraem e apertam excessivamente, não permitindo que o sangue circule, normalmente, até às extremidades e aqueça a pele.

Afecta muitas pessoas no nosso País, particularmente, as mulheres e, entre estas, as mais jovens e os idosos. Na sua origem parecem intervir factores genéticos, hormonais (as mulheres possuem pior circulação nas extremidades e reagem pior a mudanças de temperatura, devido nomeadamente às alterações menstruais) e problemas circulatórios.

As condições climatéricas tais como o frio e a humidade são factores desencadeantes e agravantes. A doença é mais frequente nos meses de inverno e nas regiões do País com temperaturas mais baixas e húmidas (a humidade aumenta a condutividade do frio) e em particular nos meios rurais. Aqui, também, relacionada com o tipo de trabalho realizado na agricultura que expõe as pessoas mais frequentemente ao frio."
(
fonte: www.medicosdeportugal.iol.pt).
Tratamento: http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/812/

Enquanto que, também, não nos chegam notícias da D. Ricardina (houve ou não eleição da Miss Tasca 2007?), vou conti
nuar a mostrar-vos o que os tasqueiros andaram, durantes estes dias, a fazer na tal cozinha:

O número de potes foi aumentando,

e outros tachos e "caçoulos", repletos de vários "espécimes", se foram juntando,









Pelos vistos a azáfama foi enorme, mas, a "obra", garanto-vos, é deslumbrante!


Até amanhã.

2 Comments:

Anônimo said...

Era dia de alheiras na tasca.

Anônimo said...

Queeeee....fomeca.......grrrrrr
Em breve terei uma rojoada.......e não é na tasca.....nham...nham