quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Na Cozinha da Tasca (3)

Enquanto não nos chegam notícias da D. Ricardina, Manuela, Cátia Vanessa, etc., vou, entretanto, continuar a mostrar-vos a "obra" (segredos de cozinha) dos tasqueiros.

Ah, o Chico Molas ontem estava ali com uma história curiosa... mas fica para um dia destes, se me lembrar.

Também ouvi falar nuns lobos que andam por aí... vamos ver se, para estes, se arranjam uns ossitos (mas bem desossados de "Chicha").

Enquanto os potes coziam perdizes, perus, patos, galinhas, cabeças e umas tantas ossadas de porco, ainda revestidas de algumas carnes, o pessoal foi partindo em fatias uns tantos pães de trigo, fabricados sem corantes, conservantes nem melhorantes, pouco sal (e um mínimo de fermentos) e com mais de duas horas de cozedura para lhe retirar quase toda a água.

A este pão adicionou-se uma calda resultante da água de ferver as carnes contendo alguns temperos (segredo dos mestres).

Entretanto as carnes, bem cozidas e "desossadas" (galinhas, perus, patos, perdizes e porco) extraindo todas as "chicha" que, bem desfiada, ou partida em pequenos pedaços, juntaram-se ao pão, já feito sopas com a calda. Carnes e pão são bem misturadas. Repare-se que este pão pode desfazer complectamente sem se transformar em papa.

Entretanto foi adicionado mais um tempero importante: azeite puro "mais que virgem" de oliveira.

Acrescentaram-se as especiarias: alho, colorau, malagueta, etc... Misturou-se tudo muito bem e temos a matéria prima pronta para para "embalar" !

Amanhã há mais!

3 Comments:

Anônimo said...

E assim está feita a massa para as alheiras. Só faltam encher as tripas.

Anônimo said...

Tenho que passar pela tasca para comer uma alheirinha assada na brasa.

Anônimo said...

Amanhã há mais?????.....Não posso vir cá mtas vezes.......senão......perco-me.....