segunda-feira, 22 de junho de 2009

Boas razões para estudar

Estudar — e refiro-me a estudar mesmo e não a frequentar uma escola — estudar já esteve na moda aqui há uns largos anos. Depois virou uma seca do tamanho de um comboio. Porém, tudo indica que a rapaziada está agora a inverter a tendência e a voltar ao estudo das matérias escolares. Efectuei uma rápida investigação e conclui que razões não faltam para esta nova atitude. Aqui ficam as que mais me impressionaram:

Ser diferente – A vida está uma pasmaceira cada vez mais monótona. Fumar uns cigarros é uma tradição foleira do tempo do teu bisavô; emborcar uns shots é demasiado déjà-vu; ter "actividades" nos tempos livres é ridiculamente snob; frequentar o messenger, qualquer idiota o faz. Não haverá por aí nada de inovador que pouca gente faça? Há, sim — estudar.

Chatear os pais – Eis uma boa maneira, fácil e divertida, de chatear os velhos. Eles querem que tu estudes Economia, tu estudas Matemática. Eles querem que estudes Física, tu estudas Português. Só para chatear.

Chatear os profes – Se estudares a sério, facilmente ficarás a saber mais do que vários dos teus professores. Depois é só estares atento às calinadas que eles dão e chateias-lhes as monas, abafando-os com a tua erudição. Por exemplo, repreendes a professora de Física, informando-a que ela não deve dizer "duzentas gramas" mas sim "duzentos gramas", pois "grama é uma unidade de medida de massa que, gramaticalmente, é um substantivo do género masculino".

Deslumbrar o pessoal – As pitas adoram gajos cultos e eles ficam doidos com a inteligência delas. Para impressionar a sério, nada melhor do que largar espontaneamente no meio de uma conversa a frase final da página 32 de um manual qualquer. Ou o início da página 88. Aliás, qualquer página serve, por isso quantas mais páginas souberes, mais impressionante se torna a coisa. Um puto meu vizinho confidenciou-me que engatou a mais espectacular namorada que algum dia teve citando a página 190 do livro de Inglês:

1. I was _________ when my colleague told me he was going to Greece for two weeks.
2. John arrived completely ___________. I wasn't expecting him.

0 Comments: