domingo, 21 de junho de 2009

Quibe assado

Bulgur são sementes de trigo parcialmente cozidas e esmagadas que se utilizam na confecção de diversos pratos tradicionais do Médio Oriente, especialmente o quibe. Quibe é uma espécie de croquete feito com carne picada misturada com bulgur. Tenho encontrado bulgur à venda no hipemercado Jumbo.

Há tempos vi e experimentei uma variante muito interessante, que consiste em levar a mistura a assar, em vez de fritar. Mas, como não aprecio muito o sabor da hortelã e achei que a canela não combinava bem, resolvi fazer as minhas próprias experiências. Fica bem com diferentes misturas de ervas aromáticas e fica ainda melhor com especiarias diversas. A minha versão preferida é a seguinte, receita para 4 ou 5 pessoas:

Colocar 250 g de bulgur numa tigela e misturar água a ferver até ficar com cerca de 1 cm de água acima do cereal. Tapar com um pano e reservar durante meia hora. Ao fim deste tempo o bulgur absorveu toda a água e aumentou de volume.

Misturar bem 1 cebola picada, 1 pimento verde picado, 1 malagueta picada, 1 ramo de salsa picada, 1 colher de chá de coentros em pó, meia colher de chá de cominhos, 2 cravinhos esmagados num almofariz, uma pitada de pimenta, uma pitada de noz moscada, 2 colheres de sopa de azeite e sal. Juntar depois 500 g de carne de vitela e o bulgur demolhado, misturando tudo muito bem com as mãos. Finalmente juntar 1 ovo.

Barrar uma assadeira com manteiga e espalhar a mistura, de forma que fique com cerca de 3 cm de altura. Com uma faca, fazer vários cortes paralelos e perpendiculares na mistura, em toda a sua altura (os cortes permitem depois empratar o quibe dividido em paralelepípedos). Assar no forno a 190º durante 35 minutos. Servir com salada de tomate.

0 Comments: