O respeito é uma coisa muito bonita. Estou a falar do respeito, não do respeitinho. Há uma diferença fundamental. O respeitinho é a submissão dos outros a uma série de normas artificiais, de forma a que o nosso umbigo não seja perturbado. O respeito é aquilo que nos compete fazer de forma lógica e natural para não perturbarmos o umbigo dos outros. A beleza deste último reside precisamente na evidência da naturalidade e nos melhores resultados que proporciona à sociedade em geral.
Um bom exemplo é o trânsito nas grandes cidades vietnamitas. Ali não há ponta de respeitinho, a começar pelas próprias regras de trânsito. Mas nós, que não estamos habituados, ficamos aparvalhados com tamanha lição de respeito.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
O respeito é uma coisa muito bonita
Servido por EB às 23:09
Etiquetas: Pingas perfeitas
1 Comment:
Olha, de repente imaginei-me ali no meio daquela confusão controlada, em que cada toma a direcção que quer, sem ser incomodado por ninguém, porque no fundo impera o respeito. Mais eis que de repente alguém me espeta um croque na cabeça e me diz "então pá, tás a sonhar ou quê???.
Triste sina a minha que não posso sequer pensar no rumo que quero tomar, só porque hà alguém com o rei na barriga que me diz "tu vais onde??? ... mas tu pensas o quê??? ... tu vais para ali e mais nada ... ai, olha que o respeitinho é muito bonito!"
Post a Comment