sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Maçãs no Forno à Tasca

Quando há dias li um texto aqui deixado pelo nosso "tasqueiro-mor" EB, vieram-me à memória tempos idos em que, por força das circunstâncias, tive de praticar a nobre arte de motorista de fogão, especializando-me, podem crer, em cozidos, motivado não só pela facilidade de cozinhar e pelo quanto é mais saudável mas também, principalmente, pela facilidade no lavar da louça e utensílios de cozinha.
Não, nunca me dei bem a estrelar ovos!

Dizia-nos o EB:
Muitas vezes as coisas mais simples são as melhores. Na culinária esta regra é particularmente interessante. Mais simples significa, normalmente, mais rápido, mais barato e mais saudável.”

Tive ainda oportunidade de algumas vezes experimentar outros "trabalhos" de cozinha, sempre na busca do mais simples, prático e menos ingredientes possíveis. Do meu curto cardápio destaco o que abaixo vos deixo para, doravante, constar da ementa da Tasca.

Maçãs no forno à Tasca

Ingredientes
4 ou 5 maçãs (verdes);
1 chávena “almoçadeira” de açucar escuro (amarelo);
1 chávena “almoçadeira” de farinha;
1/2 chávena “almoçadeira” de manteiga (prefencialmente m/ sal ou s/ sal);
Canela q.b.

Preparação
Descascam-se as maçãs, preferencialmente daquelas de cor verde, e cortam-se ao meio e em fatias (lâminas) finas, meia lua.
Acomodam-se muito bem num pirex médio e polvilham-se com canela.

À parte, junta-se o açúcar, a farinha e a manteiga (mole de preferência para facilitar a mistura) e amassa-se muito bem com as mãos (ou utensílio) até se obter um creme (massa homogénea), com a qual se cobrem as fatias de maçã no pirex.
Vai ao forno médio (+/- 160º, depende dos fornos) durante aproximadamente 45 minutos, com o calor “por baixo”.
Quando as maçãs aparentarem cozedura, ligue, se quiser, por breves instantes o calor “por cima” só para alourar um pouquinho (só uma breve corezinha, senão a massa fica demasiado dura).

Serve-se morno (o que é uma delícia no tempo frio) ou frio (o que também é uma delícia no tempo quente), ou serve-se normal (que é uma delícia para qualquer hora - lanche, pequeno almoço ou sobremesa).

Bons cozinhados!

1 Comment:

EB said...

Hum... maçãs com canela e açúcar amarelo. A coisa promete. Vou experimentar e vou ver se não me esqueço de deixar umas notas de prova.