quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Porco com banana

A utilização de frutas nas pièces de résistance da nossa gastronomia fica muitas vezes aquém do que seria de esperar, dado que a fruta proporciona uma imensa variedade de sabores e texturas, com inúmeras combinações possíveis. Além disso, em algumas receitas tradicionais a fruta é meramente decorativa e servida como complemento, não entrando propriamente no processo de confecção do prato. Esqueça o pato com laranja. Melão com presunto é óptimo, mas já se tornou vulgar e é apenas uma entrada. É altura de darmos uma volta à coisa.

Nesta receita de porco com banana o resultado é surpreendente, pois combina os sabores do clássico estufado de carne com uma suave doçura e um pouco de acidez das frutas. Apesar do título, a receita usa três frutas, cujas características se fundem muito bem: a banana, o coco e o limão. Experimente algumas variantes, como usar maçãs em vez de bananas ou misturar maçãs com bananas.

Refogar uma cebola picada em azeite.
Juntar carne de porco cortada em pedaços pequenos. Refogar durante mais 5 minutos.
Juntar um ou dois tomates cortados em pedaços pequenos, alho, coentros frescos, louro, sumo de um limão, malagueta (ou outro picante) e sal. Estufar durante 15 minutos em lume um pouco forte.
Juntar leite de coco e banana em pedaços (cerca de uma por pessoa) e deixar cozer em lume médio-brando durante mais 50 minutos. Mexer de vez em quando, pois em certos recipientes a espessura do molho pode começar a agarrar ao fundo.
Servir com arroz cozido em água.

3 Comments:

piusquinha said...

hummmmmmm que cheirinho a "porco aos pedacinhos"...
e o leite de coco pode ser substituido por outro ingrediente ou é fundamental?
de qualquer forma já cheira bem...

EB said...

O leite de coco é fundamental... para esta receita. Claro que há variantes (com água, leite, cerveja...). Quem não apreciar o sabor do leite de coco pode pôr menos quantidade e mais cedo juntamente com os restantes ingredientes, juntando depois apenas a banana.

Koole said...

Assim já entendo....

A tasca já tem um cardápio de respeito! Por isso vai figurar no Guia da Michelin!!
Parabéns Chefe Silva!!
As suas sugestões fazem-nos crescer água na boca!