sábado, 6 de outubro de 2007

Civismo, civilismo, cidadania...

O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamento que no dia-a-dia manifestam diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos. (in Wikipedia)
Cidadania, civismo e civilidade fazem assim parte de um mesmo processo, inerente à vida em sociedade. Ambos os conceitos são verdadeiros padrões sociais. (in Wikipedia)
Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade. Não confundir com civismo que tem que ver com o respeito pela sociedade organizada, pelas instituições e pelas leis. (in Wikipedia)

Pois...

Onde se enquadra...

... aquele cidadão que vai na sua viatura, em plena via pública, e lança para a rua o cigarro, o maço de tabaco vazio, a embalagem do iogurte acabado de consumir, a fralda do bébé, o plástico das bolachas, o lenço de papel... (eu tenho o azar de viajar no carro de trás, aquele que já apanhou com tudo isto... só ainda não apanhei com o lançamento de uma carteira recheada de euros)

... aquele cidadão, zeloso da sua higiene doméstica, que sacode para a rua os tapetes, brindando os vizinhos de baixo ou os transeuntes sem chapéu... (pois... ainda não descobri o que era aquela coisa que me caiu na cabeça)

... aquele cidadão que lança para o chão da rua todo e qualquer lixo... (todo mesmo... quem é que ainda não viu um preservativo na calçada da rua?)

... aquele cidadão que leva o cãozinho a defecar na rua, dia após dia, cobrindo a calçada com um manto escorregadio... ou o jardim, do prédio vizinho, bem adubado (o meu trauma obriga-me a andar na rua sempre a olhar para o chão)

... aquele cidadão, de mão dada com o seu filhote de 5 anos, que atravessa a rua sem utilizar a passadeira que fica a 3 metros...

... aquele cidadão que...

OK! Prontos.... eu calo-me!! Não sei o que me deu... isto deve ser da pinga!

1 Comment:

Anônimo said...

Eu conheço-os pá!
São todos da civilizada Lesboa, da capital da bosta de cachorro na rua... desafio aqui quem apresente cidade que se lhe supere em quantidade de bosta canina... já da outra a refinada de tv e revistas hihihi

by Rapozinha