domingo, 7 de outubro de 2007

Queijo com malaguetas

Insisto numa ideia que para mim é fundamental em termos gastronómicos. Com tanta variedade de produtos comestíveis que temos ao nosso dispor, por que raio é que a grande maioria das comidas que por aí vemos são variações repetitivas de dois ou três pratos básicos? Também nunca é demais insistir que os olhos também comem; e há comidas que valem tanto ou mais pelo olhar do que pelo sabor ou riqueza alimentar.

Hoje o Silva meteu-me debaixo do olho e do palato um bom exemplo. Queijo com malaguetas. É uma entrada em grande estilo, surpreendente de simplicidade, sabor e impacto visual. Fui até à cozinha para confirmar a receita e, de caminho, vi que tinha dois pequenos truques de confecção.

Numa frigideira sem gordura ou num grelhador, assar malaguetas, aproximadamente uma por pessoa se não forem muito grandes. É imprescindível que, antes de colocar as malaguetas a assar, se espetem com um garfo ou a ponta de uma faca para evitar que elas rebentem. Para um maior impacto visual, sugiro que metade sejam verdes e outra metade vermelhas. É normal que a casca fique em certas zonas completamente preta de queimada.

Envolver as malaguetas assadas numa folha de película aderente (celofane) durante 5 minutos. Isto facilita a operação seguinte. Ao fim desse tempo, retirar a pele às malaguetas, cortar em tiras e retirar bem as sementes, que são muito picantes. Cortar as tiras em pedaços mais pequenos com cerca de 2 centímetros. Temperar com sal, sumo de limão, pimenta preta e azeite.

Cortar queijos frescos ao meio e dispor em cima de cada metade alguns pedaços das malaguetas. Qualquer bom queijo fresco pode ser utilizado, mas o mozzarella é particularmente recomendado. Servir com vinho branco seco.

Duas variantes: Primeira, misturar nas malaguetas umas folhas de mangericão (basílico) cortadas finamente ou, na sua falta, um pouco de manjericão seco. Segunda, servir os queijos já empratados com algumas folhas de endívia, manjericão e salsa salpicadas com o molho de tempero das malaguetas.

5 Comments:

Anônimo said...

Colega ebarros, se quando a minha mulher tempera algo com malagueta e eu tenho o azar de essa personagem secundário da "peça" me vir para à boca só não digo um chorrilho de asneiras porque quase não consigo falar, o colega arranja um prato em até a "orquestra" é composta de malaguetas. De certo é uma partida antecipada de Carnaval.

EB said...

Vitor, é uma questão de gosto, obviamente.

Mas penso que será, ainda mais, uma questão de perspectiva. Uma malagueta surpresa no meio de um prato pouco ou nada picante é um agressivo e traiçoeiro ataque à nossa degustação. Mas se se convencer previamente que vai comer um prato muito picante e a boca lhe vai ficar em fogo logo na primeira garfada, vai ver que depois de entrar na coisa as malaguetas até lhe parecem manteiga.

Anônimo said...

Só tenho uma coisa a salientar...
Cuidado com o rabo!
Não sei se depois a manteiga resolve :)

by Rapozinha

Anônimo said...

Só mais um aparte também ....

Como o Eduardo referiu e bem ... "há que retirar as semente pois são bastante picantes " !!!

Pois numa escala de "Picanço" de 1 a 10 ... o Pimento pica 1 a 2, ... a malagueta em si mesma "pica" 3 a 4 ... enquanto as sementes "picam" ... 11 !!!!

Jacques said...

O Colega Bilgueits disse "(...) escala de Picanço de 1 a 10 (...)".

- Referir-se-ia à escala daquele Picanço que nem com malagueta o Estado lhe cala o pio?