sábado, 20 de outubro de 2007

Colheita do dia

O "Esquim das Cenouras" é o "Man da horta" cá do sítio. É que, além de ter uma doença inexplicável em relação à quintarola, que só serve para lhe dar desgostos porque a rapaziada do antigamente já não aparece para ajudar na monda, ainda por cima o clima mudou e, quase em Novembro, continua um calor do catano que até dá para andar de manga curta.

Ele, "Esquim das Cenouras", vai e vem sem que ninguém perceba muito bem quem é, tampouco do que se queixa. Uns dizem que ele não diz nada que dê para entender até porque, de boa fé, gostariam de ajudá-lo na faina, fazê-lo ver que o terreno está gasto e deveria repousar até ter novos substractos, azoto e minerais, ou até deixar de insistir nas cenouras e plantar brócolos e feijão verde que está mais na moda. Outros dizem que ele tem mesmo é mau feitio e só faz o que lhe apetece.

Eu acredito na boa fé dos que quiseram ajudar e na boa fé do "Esquim" e acho que ele é bom rapaz quando está longe da horta, mas já não consegue controlar tantas ervas daninhas a nascerem mais depressa do que o tempo que leva "605 forte" a actuar.

Agora o "Cenouras" tem um problema. A horta está-se a degradar e apareceram "Os gajos do meio ambiente" a dizerem que ou aquilo se põe de acordo com a nova configuração do PDM ou terão que convocar uma assembleia municipal para resolver o problema.

Mais um final de tarde, daqui a pouco cai a noite e o "Esquim" nem uma cenoura apanhou.

2 Comments:

Ze dos Anjos said...

E às tantas com tanto "605 forte" a que as ervas daninhas já se habituaram e algumas se imunizaram, pode acabar ainda com as cenouras saudáveis...ou, pior, é que de tanto dar à bomba e tanto "605 forte" no ar que, este, pode afectar-lhe a vista e aplicá-lo directamente nas cenouras saudáveis... ou pior ainda, se reconsiderasse o cultivo dos tais broculos e feijões verdes lá na horta, facilmente, pelo efeito que o 605 forte já fez na vista, os confundiria com ervas daninhas e.... e não sei se cenouras, feijões e bróculos .... são todos bons legumes, mas se calhar o "Esquim das Cenouras", habituado a ver ervas danilhas nascerem por todoo lado, baravalha-se e, se não era no tratamento era na monda...!

Eu sei lá!!!!
Gostei! Não do meu Arroto mas do que li... Divinal!

Raposinha said...

Olha diz ao Essquim que isso do "605 forte" pode ser o problema, mas que não use "gramoxone" que houve uma malta aqui do Centro que deu em beber daquilo... foi a desgraça até se descobrir que a Bayer estava a flasificar o produto, porque o último que bebeu só perdeu metade da língua... o melhor é contratar uma ovelhita amestrada pra fazer uma monda biológica!!!

Quanto a feijões e bróculos, isso pode dar problemas com o exército porque são autêticos combustíveis para armas de gás letal!