sexta-feira, 19 de outubro de 2007

É urgente comunicar.

“Quando entro na tasca e não vejo a minha “cumpincha”... começo a di... a di... Pergunta o outro, a divagar?... a disparatar?... a distanciar?... Escolham... que se lixe.

Já ouviram falar do Homus Ocupados? Hoje em dia há várias formas de comunicação - Chat, Blog, Orkut, Mail, Telemóvel, MSN, Second Life, Site, Skype, etc..., carta. Carta?!! Este meio está em desuso... dirão.

Pessoalmente adoro cartas... nem que fiquem amareladas e com cheiro a mofo.....pois estas têm voz, os meus olhos conseguem ouvir o seu conteúdo... mesmo com o passar do tempo.

E o telefone fixo? Pois... outro que tem os dias contados.

Actualmente anda meio mundo a falar com outro meio mundo on-line. Mas on-line com o quê? Qual a ligação afectiva que existe com 2 pessoas que teclam no MSN? O Homo Ocupados entrou de vez na era da vida lascada... não que eu seja contra as novas tecnologias... mas cada vez mais comunicamos uns com os outros quase como o Outlook envia aquelas respostas automáticas de férias.

O chat para mim é como me esbarrar com desconhecidos e ouvir apenas ruídos... Dependendo da intensidade, podem-se criar laços... por vezes fortes... inesperados... repúdios...

Orkut é quase um cemitério digital... estão lá mas não estão...

E blog? Muita gente só comenta um texto para dar mimo a um amigo... e morre aí.

O MSN lembra-me o filme O Sexto Sentido.. .com a diferença de que “I see live people every day”... eles estão lá a toda a hora, mas não os podemos tocar...

E second live? Pergunte ao meu avatar... aliás, convide o meu avatar para ir ao seu aniversário... sem comentários... Que tal a tasca? Sexo? Ou um simples “Oi, tá tutti?”

Daqui a pouco... alguém vai ler... podem comentar ou não... e depois voltarão ao seu mundo e continuarão à conversa com os seus dedos. Hoje em dia falta aquela coisa de saber o que o outro vai falar antes dele falar. Falta alma, falta emoção, falta voz nas conversas, falta cumplicidade...
Bem... a minha "cumpincha" virtual ainda não apareceu.... sim com esta consegui criar um laço que não desenlaça... sinto que ficou muita coisa por dizer... mas a minha vida não é só a Tasca..."

Vou para a Ilha.

4 Comments:

Anônimo said...

Na minha adolescência troquei muitas cartas, com caras que nunca conheci, amizades que ficaram sem nunca ter lido no olhar se as palavras eram o que eu imaginava, ou o que a outra pessoa pretendia realmente dizer.

As cartas traziam um pouquinho mais do que a net oferece, traziam cheiro... cheiro a papel, a tinta, a algo que identificava de onde vinham...

Anônimo said...

Saudades ....

Saudades dos Pen Friends com quem trocávamos palavras;

Saudades da chegada do carteiro com as cartas da Suiça, da Finlândia e da Nova Zelândia ( países que só conhecíamos dos Jogos Olímpicos ! );

Saudades da companhia inseparável dos dicionários de Inglês e de Francês, pois sempre que novidades dos Pen Friends chegavam, impunha-se de imediato a resposta;

Saudades de pedir à mãe dinheiro para ir comprar envelopes, e selos dos CTT, ... muitos ... para encher bem o dito;

Saudades de guardar os selos que chegavam, ... e que diferentes dos nossos eles eram ... até no valor e na moeda em que se expressavam !

Saudades ... saudade ... essa palavra tão portuguesa que ... nem vem nos dicionários estrangeiros !

Obrigado Xi, por me fazeres lembrar que já tinha saudades da Saudade !

Anônimo said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo said...

Pois eu lembrei-me dos meus tempos de "macanudo" (utilizador da Banda do Cidadão) autêntica aventura em que num qualquer canal se fazia uma chamada geral e do lado de lá, muito ao longe e ao sabor da propagação aparecia alguém a quem só iríamos conhecer a voz. Mas essa aventura daria um prazer redobrado se passados meses ou anos a tal propagação permitisse de novo o "cruzar de antenas" com antigos contactos. No fundo a comunicação, tenha ela o formato que tiver é maravilhosa. Mais tarde, já radioamador licenciado (ainda hoje o CT1FKM o formalismo das comunicações com indicativos e salamaqueques fez-me perder o gosto pois agora sei sempre quem está do lado de lá.
Boa mensagem Xi...coração para ti.