quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Bagaceiros & Taralhocos

Bem que a tasca estava aberta no Sábado passado mas, Silva, nem vê-lo, agora vim a saber porquê, já que ontem ele me contou tudo.
Então o Silva tem um grupo de tasqueiros e taberneiros amigos que dão pelo nome de "Bagaceiros & Taralhocos", que todos os anos se reúnem numa festarola organizada por eles, em sítios diferentes do País. Este ano calhou na Merdaleja, mesmo no centro do País.

Logo bem cedinho, de norte a sul, foi um "prego a fundo", direitos ao local combinado. Aos poucos foram chegando e muitos novos apareceram. Os nomes eram conhecidos, as caras é que era novidade.
-"Olha, olha, este é qu'é o Testas?" – "Aquele conheço eu, é o Fusgas." – E a recepção foi continuando, reencontros para uns, novidade para outros.

Diz o Silva que quem pensa que aquilo é uma cambada de bêbados, desorganizados, que se desengane, porque eventos com um nível daqueles não é para todos. Segundo ele, os "Bagaceiros & Taralhocos" são gente muito elevada, capazes de conversar, nas calmas, a respeito de seja o que for, alguns até desordeiros, mas sempre pacíficos. Gente culta que nada tem que ver com as aparências de quem está atrás dum balcão a aviar copos de tintol.

Um aspecto interessante que eu nem sabia é que há tantas ou mais Tasqueiras e Taberneiras como os seu similares masculinos, ou, se calhar, até bem mais. E grossas, diz o Silva... Barulhentas, bem dispostas e prontas para a curte.

O Silva estava deleitado, ele diz que não há gente como os "Bagaceiros & Taralhocos" em mais parte alguma. Aquele pessoal tem atravessado os séculos com todas as adversidades dos tempos modernos, onde as inspecções às comidas e bebidas cada vez estão mais apertadas, onde as tascas e tabernas já não são bem vistas, onde o cliente quer pagar menos por melhor pinga, onde o estado lhes chupa o tutano sem dó nem piedade e eles, de manhã à noite, labutam nas suas tascas e quando os clientes saem às 2 da manhã, ainda ficam a lavar o chão e a arrumar as mesas.

3 Comments:

Anônimo said...

Ahhh.. então era aí que estavam!!! eu bem que corri as tascas todas mas Tasqueiros, nem vê-los...

Ze dos Anjos said...

"....onde o cliente quer pagar menos por melhor pinga, onde o estado lhes chupa o tutano sem dó nem piedade e eles, de manhã à noite, labutam nas suas tascas e quando os clientes saem às 2 da manhã, ainda ficam a lavar o chão e a arrumar as mesas."
!!!!!!!!!! Na muche!!!
"....E grossas, diz o Silva…"
Grosas?! Qual quê.... elegâncias de fazer inveja e (re)virar os olhos!
"Barulhentas, bem dispostas e prontas para a curte...."
Ora bem.... !
Olha lá... se aquelas revistas das das festas dos famosos (sociedade "cor de rosa") virem esta reporatagem não te safas... temos reporter!!!
Mt bem! Gostei!

Anônimo said...

"barulhentas ........."
Mas quem fez barulho? Contaram-meeeeeeeee que ninguem reclamou.........por isso se não houve reclamações o comportamento foi exemplar certo?