terça-feira, 25 de setembro de 2007

Sapateira recheada à Silva

Ingredientes
1 Sapateira fêmea, média (o Silva sabe escolhê-las)
1 Ovo cozido
Sal
Maionese
Mostarda
Ketchup
Cerveja
Brandy ou Cognaque
Pickles
Pão Ralado (se necessário)

Modo de preparação
1-Virar a Sapateira de pernas para o ar, levantar a tampinha protectora do sexo da bichana e largar, para os 2 buraquinhos que lá estão, umas gotas de vinagre. Isto serve para a matar porque se a cozemos viva, ela vai espernear e babar-se toda.

2-Esperar que a sapateira morra (nota-se quando já não se mexe e as pernas ficam relaxadas), colocá-la numa panela, cobrir com água e temperar com sal, a gosto. O Silva bota mesmo bué de sal. Quando a água começar a ferver, deixar cozer durante dez minutos. Escorrer a água da panela e esperar que arrefeça, caso contrário, ela morde.

3-Desmontar a bicha dentro duma travessa, para aparar a água que ficou dentro dela. Começa-se pelas pernas e no fim, separa-se a carapaça, puxando na parte da frente entre os olhos. Retirar a nhanha toda que está lá dentro, excepto as barbas e a pele transparente que está à volta da carapaça e introduzir num prato de sopa.

4-Com um garfo, esmagar o conteúdo juntamente com o ovo cozido de forma a conseguir-se uma massa consistente. Adicionar um pouco da água que estava dentro dela, para que o recheio fique mais ralo e adicionar a maionese a gosto, uma gota de ketchup e mostarda, um pouquinho de cerveja, brandy e pickles. Tornar a misturar tudo. O Silva aconselha que os ingredientes sejam misturados aos poucos e com cautela, enquanto se vai provando, para que tenhamos um sabor a sapateira e não a outra coisa qualquer. No caso de o recheio ter ficado muito ralo, pode-se engrossar adicionando pão ralado; se ficou muito grosso, adiciona-se água da cozedura.

5-Lavar a casca da sapateira, deixar escorrer e enfiar lá o recheio. Servir numa travessa com as pernas à volta da casca, com pão torrado.

Para beber, um verde gelado vem mesmo a calhar.

2 Comments:

Pinto Madeira said...

ok... quando podemos passar pla tua casa pra comer o petisco???

Anônimo said...

se o chefe permitir só uma achega aqui vai: barrar o pãp torrado com um poucochinho de manteiga (pode saber um pouco a ranço que apura mais o sabor)