segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Pedir desculpa....

O acto de “pedir desculpa” será um acto de puro arrependimento? Ou será um “atirar-a-pedra-e-esconder-a-mão”? um “fazer-o-que-se-pretende” fazendo de “conta-que-não-se-queria”...

Tenho andado a pensar nisto!

Fico admirada com a facilidade com que certas pessoas pedem desculpa e logo de seguida repetem a façanha que originou tal pedido.

Pedir desculpa pode ser uma nobre demonstração de arrependimento e de tentar minimizar os efeitos negativos da acção que o originou. Mas minimizar que efeitos? Os efeitos na pessoa lesada ou os efeitos na pessoa que lesou?

Todos nós nos fartamos de ver/ouvir pedidos de desculpa; acho mesmo que se tornou um acto “muito político”.

Diz-se o que se pretende, faz-se o que se quer... depois é só pedir desculpas e tudo fica apaziguado! Fica a “brilhar” na praça pública... acto muito honrado, nobre, admirável... Pois... mas entretanto a ofensa foi proferida, a “bolachada” foi dada, o dano foi efectivado.

E quem tem coragem de dizer que não desculpa? Assumir publicamente que não se aceitam as desculpas é passar para o papel de “mau-da-fita” invertendo os papéis.

Então é mais fácil aceitar as “desculpas” e ficar de pé-atrás... enquanto os apoiantes do “agressor” usam o Pedido-de-Desculpa como bandeira... símbolo da dignidade e da honra de quem pediu desculpas. Com um acréscimo... se alguém voltar a levantar o assunto ele é logo arrumado: “...mas já foram pedidas desculpas...”. Como se isso tivesse apagado por completo toda a questão ou tivesse esclarecido tudo e todos!

Peço desculpa se ofendo alguém....

Óh Silva... serve aí mais um absinto!

5 Comments:

JC said...

É por isso que eu desde miúdo sempre ouvi dizer que "As desculpas não se pedem, evitam-se."

Anônimo said...

Entendo o sentido do texto. Nunca sabemos se um pedido de desculpas é sentido ou um acto politicamente correcto.

No entanto, muitas vezes dou por mim com sentimento de culpa por não pedir mais vezes desculpa, não por algo que tenha feito, mas pela ausencia de acto, por não conseguir dar a palavra certa no momento certo a quem precisa...

Anônimo said...

E ainda há, quem ao pedido de desculpas junte um abraço, de preferência à frente de "quantos mais melhor", como se fossem grandes amigos.

É claro que o ofendido, geralmente bem educado, para além de ficar encavacado, não tem alternativa e abraça...

Pinto Madeira said...

pedir desculpa é bom.... uma queca tambem... bem... há situações que nao convem pedir desculpa e dar uma queca!!(ahahahahaahahahahahah)

Jorge said...

Esta home page é muito legal. Seria interessante ter um link do Face para que outras pessoas tenham acesso