sábado, 15 de setembro de 2007

Os nossos Lobos

Nunca achei muita piada ao râguebi.
Trinta matulões em campo a agarrarem-se mutuamente na disputa de um melão aos saltos e ao qual, apesar de não ser redondo, insistentemente apelidam de "bola" não é uma modalidade que considere particularmente atraente.
É um desporto de contrastes, no qual indivíduos cuja masculinidade, à primeira vista, nos recusamos a pôr em causa saltam para cima uns dos outros com a mesma vontade que eu saltaria para cima da Diana Chaves.

Apesar das regras do râguebi serem, para mim, como um livro em mandarim, há duas hipóteses claras e inequívocas: ou agarramos gajos grandes e feios ou deixamos que eles nos agarrem. Estas opções de escolha conferem-me, julgo eu, toda a legitimidade para questionar quais as razões que levam uma pessoa a iniciar-se nesta prática desportiva.

A presença, pela primeira vez, da nossa selecção nacional num Mundial de Râguebi colocou tudo isto em perspectiva. Sentei-me em frente ao televisor e vi jogos diferentes daquilo que estava à espera: em vez de 30 homens grandes e feios, estavam em campo 30 homens feios e 15 de grande porte.

Foi precisamente o facto da selecção portuguesa ser amadora e fisicamente menos desenvolvida que despertou o sentimento de pessoa solidária que sempre fui para com os fracos e oprimidos.
É aqui que resolvo seguir atentamente os jogos da selecção e dei comigo a vibrar com cada ponto conquistado, cada jogada bem conseguida.
Ironia do caraças! Somos os "Lobos" e temos que fazer o papel do "Capuchinho Vermelho".
Hoje levámos 108-13 dos "All-Blacks", campeões em título. Nada de anormal. Marcar 13 pontos contra aqueles tanques de guerra não é para qualquer um. Somos gente pequena mas com uma alma imensa.

Resumindo, estou perfeitamente rendido à nossa selecção de râguebi e quase adepto da modalidade em si. Até já compreendo algumas das regras do jogo.
Estou é com uma certa dificuldade em habituar-me àquele "corpo-a-corpo" constante que por vezes me faz pensar que, inadvertidamente, toquei num botão do comando e fui parar a um canal de massagens tailandesas.

2 Comments:

Anônimo said...

por acaso concordo com o Trolha e nunca achei muita piada ao râguebi...Trinta matulões em campo a agarrarem-se mutuamente na disputa de um melão aos saltos.... (ai quem me dera ser melão)!!!!

JC said...

Pelo que me disseste és assim mais a dar p'rá melancia.