terça-feira, 18 de setembro de 2007

Estudo bio-lógico

Estava eu a deliciar-me com uma portuguesíssima peça de literatura quando, a páginas tantas, o herói beijou os pólipos da sua amada. Após um momento de estranheza, dei por mim a inventariar mentalmente as mais recessas regiões da anatomia feminina, procurando descobrir em que raio de centímetro quadrado teria sido depositado o carinhoso ósculo. Admitida a ignorância, socorri-me desse velho companheiro que tantas vezes me iluminou em transes similares - o dicionário.

Fui à procura do pólipo e fiquei a saber que é a forma que podem apresentar os celenterados e os briozoários, e que se assemelha a um saco cuja abertura está rodeada de tentáculos. Fiquei intrigado. Mas como não sabia o que eram celenterados e briozoários, decidi não formar opinião antes de fazer novas consultas. Assim, começando por atacar os primeiros, concluí que celenterados são animais fitozoários acelômatas, em regra com dois folhetos nas paredes do corpo e portadores de células urticantes.

Eu não sou daquelas pessoas que desistem à primeira, muito menos à segunda. E estava decidido a esclarecer a coisa, pois, além do óbvio aspecto cultural, eu pressentia haver especial interesse prático nesta questão. Fui-me, por isso, aos fitozoários. Que é uma designação que se refere a metazoários de simetria radiada. Aquilo complicava-se.

medusaVirei-me, então, para os metazoários, tendo ficado a saber que este complicado nome serve muito simplesmente para designar os animais que são constituídos por mais do que uma célula. “Sou um metazoário”, tive de concluir, sentindo um inexplicável mal-estar ao nível do estômago.

Um aspecto interessante da nossa vida é que a gente, para aprender uma coisa, acaba sempre por aprender mais meia dúzia delas sem querer. Porém, no que diz respeito ao local do beijo, não havia meio de se fazer luz no meu espírito. Mas, como se sabe, qualquer estudo sério leva o seu tempo e exige paciência.

Atirei-me com esperança redobrada aos acelômatas. Para logo me decepcionar, ao saber que se chamam assim os animais que não têm celoma. Suspirei, resignado, e avancei até ao celoma, tendo ficado esclarecido que se chama assim a cavidade que se forma no meio da mesoderme e que existe na maioria dos metazoários.

O mistério adensava-se. Eu já via bichinhos por todo o lado, com tentáculos asfixiantes e patas peçonhentas, sentindo-me cada vez mais longe dos afectos corporais que estavam na origem da minha curiosidade. Os briozoários eram a minha última esperança. Mas, compulsado de novo o calhamaço, encontrei apenas mais um grupo de animais. Desta vez aquáticos, associados em colónias e da classe dos moluscóides. Polvos, não sei se estão a ver…

Que fazer? Agora que eu tinha chegado tão longe, custava-me desistir. E, após alguma reflexão, decidi-me a voltar ao princípio. Aos pólipos, claro. Reparei então que este vocábulo tinha no dicionário um segundo significado que me escapara na anterior leitura. Pólipo é uma excrescência carnosa que se desenvolve em algumas mucosas, sobretudo as nasais.

Fiquei esclarecido. Mas, porra, que raio de sítio este para se dar um beijo!

8 Comments:

Anônimo said...

Não o quero desiludir, EB mas parece que não é só no nariz....cheira, mas não é "cheirador" se acha que se o nariz é um sitio esquisito, o que me diz deste:
"Pólipo é um crescimento anormal que surge na mucosa (camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano) do intestino grosso (cólon e reto)."

EB said...

Imagino, Vitor, que essa informação é científica. Nesse caso tudo se complica. É matéria para o CSI investigar. O gajo, afinal, beijou-lhe a cara ou o cu?

Anônimo said...

Não querendo confundir ainda mais o Tasqueiro autor do post, gostaria de lembrar que existem ainda outras zonas onde podem surgir pólipos e, como tal, candidatas a oscular (?): útero, esófago, vesícula.

JC said...

Ahahahah! Bela posta!


Moral da história: para a próxima limite-se a ler a revista Gina.

Anônimo said...

Lá está, a BD nunca deixa margem para dúvidas-está tudo nos bonecos!

Secreto said...

Hmmm... Ou eu estou a ver mal ou eu sou o único que mete a lingua em tudo quanto são pólipos. Pura curiosidade ciêntifica.

Anônimo said...

Bem....ja dei beijos em sitios piores....mas isso agora nao interessa para nada...ahahhahaha

Anônimo said...

Great work.